Projeto foi realizado em parceria com o Colégio Dom Bosco e oportunizou aos alunos conhecimento e práticas em laboratórios do SENAI Chapecó.
No SENAI, alunos participaram de palestra sobre os tipos de chás e seus benefícios
Contribuir com o bem-estar das pessoas através da orientação para uma alimentação mais saudável, fortalecer a representação empresarial sindical da região, envolver o público jovem para conhecer o processo industrial e as oportunidades de qualificação profissional. Esses foram objetivos do evento alusivo ao Dia Internacional do Chá (comemora do em 21 de maio), promovido pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos), em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e com o Colégio Dom Bosco, de Chapecó, e apoio da área de Responsabilidade Social da FIESC/Conexão Mais Saúde, UniSENAI, Escola S, Sesi/Senai e Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.
O Colégio Dom Bosco trabalhou com os alunos os benefícios do chá, sua origem histórica, cultural e a forma de elaboração e cultivo. Os estudantes do 1º ao 5º ano participaram de atividades lúdicas realizadas pelo UniSENAI na escola, que elucidou os benefícios da bebida, com degustação. Os produtos foram fornecidos pela empresa parceira do projeto, Vemat, de Xanxerê.
Os alunos das turmas do 6°, 7° e 8° ano visitaram o SENAI Chapecó, participaram de palestra sobre os tipos de chás e seus benefícios, conheceram os laboratórios do SENAI, com atividades práticas, e os cursos técnicos. Também participaram de uma degustação de chás disponibilizados pela Vemat.
A programação contempla, ainda, uma palestra virtual para os pais dos estudantes do Colégio Dom Bosco, no próximo dia 6. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse pelo consumo da bebida, bem como seus benefícios, trazendo opções de chás gelados e quentes.
O presidente do Sindialimentos, Marlon Alessio, ressaltou que essa é a primeira edição do projeto e que o objetivo também foi divulgar a atuação e os serviços oferecidos pelo Sindicato e pelo Sistema FIESC. “Nosso propósito é estimular o associativismo, fortalecer as relações e promover ações que contribuem para a melhoria na vida das pessoas através do consumo de produtos produzidos nas indústrias de alimentos da região. Acreditamos, também, que os jovens que estão em sua fase estudantil, tendo contato com as empresas e com o Sindicato, terão a oportunidade de conhecer o meio industrial e seus benefícios para o desenvolvimento profissional”.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou que por meio dessa ação a FIESC aproxima o jovem da indústria. “Mostramos que a indústria é moderna, inovadora e tem diversas oportunidades. A indústria é um lugar onde se pode prosperar, viver experiências únicas e realizar sonhos, onde os colaboradores têm acesso à saúde, educação, inovação, desenvolvimento profissional, entre muitos outros benefícios”.
O diretor da Vemat, Mário Jr. Lorensi, expôs o crescimento do consumo de chás. “Há dez anos o consumo per capita no Brasil não chegava a nove xícaras por ano, agora está mais perto de 20, segundo a Euromonitor. Isso acontece devido a inclusão de novos produtos no mercado. Essa ação do Dia Internacional do Chá mostra a importância de divulgar que produtos saudáveis são importantes no dia a dia de todas as pessoas”.
A supervisora de Ensino Médio do SESI e SENAI, Aline Carla Marin, frisou que, além de conhecerem a unidade do SENAI, os estudantes participaram de atividades práticas nos laboratórios de microbiologia e físico-química. “Eles fizeram a extração da coloração de chás, vivenciando na prática o que os nossos alunos têm à disposição. Entendemos que no mercado de trabalho não basta ter conhecimento, é preciso ter atitude e nossos estudantes são cobrados por isso”.
A ação integrou a programação da Semana da Indústria. A Vice-Presidência Regional da FIESC promoveu uma série de ações em comemoração ao Dia da Indústria (25 de maio). Entre elas, estiveram palestra sobre a legislação trabalhista e o 1º Seminário Estadual de ESG, em Chapecó. Em Xanxerê, também ocorrem palestras, visita da Vice-Presidência da FIESC a empresas locais e assinatura de contrato com a Prefeitura para disponibilização de cursos no município. Em Maravilha e em Pinhalzinho ocorreu a palestra “Desenvolvimento da Maturidade das Empresas Junto a Práticas de Mercado ESG – Como Alavancar Negócios com Financiamentos Verdes”, visitas dos alunos dos cursos de aprendizagem a empresas, entre outras atividades.
Alunos conheceram SENAI Chapecó
Degustação de chás fez parte da iniciativa
Crianças aprenderam mais sobre chás
Estudantes participaram de atividades práticas
Degustação de chás fez parte da iniciativa
Atividades práticas foram realizadas nos laboratórios de microbiologia e físico-química
Atividades lúdicas foram realizadas pelo UniSENAI
Atividades foram realizadas nos laboratórios
Ação integrou a programação da Semana da Indústria